Irmãos e irmãs! Neste início da Semana Nacional da Família, celebramos o Dia dos Diáconos Permanentes e dos Pais, a quem saudamos com muita alegria e gratidão. Seja a Eucaristia __ para eles e para nós __ o Pão que sustenta nas fraquezas e desânimos, que fortalece nas angústias e nos anima a prosseguir na caminhada de fé e na vocação a que formos chamados. No Coração do Pai, colocamos amorosamente todos os diáconos e pais, vivos e falecidos.
Wilson Aizza- Diácono Permanente em Mineiros do Tietê
Wilson, Deus, o chamou, e a sua resposta não foi evasiva, irrefletida. você aceitou e discerniu os caminhos da vocação, que determina as características de uma autêntica acolhida.
O vocacionado não pode restringir-se a oferecer apenas "migalhas" do seu tempo, ou "sobras" de suas energias; será uma consagração de toda a vida (Diretrizes,, 175-181). Quem é chamado deve identificar-se com o projeto de quem o chamou. A vontade de Deus constitui a lei maior (Jo 4,34).
Parabéns, pelo seu SIM. Parabéns e nossa homenagem pelo DIA DO DIÁCONO!
PAIS-DIÁCONOS
Neste segundo domingo do Mês Vocacional, celebramos o Dia dos Pais e dos Diáconos Permanentes. A instituição do diaconato está em At 6,1-6. Os primeiros diáconos foram escolhidos pelos Apóstolos para o serviço à Igreja. Homens de comprovada fé e probidade; homens de consciência limpa; homens seguros, tementes a Deus __ eis até hoje o perfil dos diáconos permanentes. São homens de Deus, sempre prontos e muito presentes às diversas celebrações às quais são chamados: batizados, casamentos, exéquias ...
O diaconato permanente foi restaurado pelo Concílio Vaticano II, visando compor a hierarquia eclesial e confirmar a graça da Ordenação Diaconal. O diácono é ordenado pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, não para o sacerdócio, mas para o ministério da Palavra, o serviço do Altar e da caridade. São diversas as suas funções. O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. O sacramento imprime caráter, que torna o homem diácono para sempre. Não há como retroceder.
O Diácono Permanente casado é o único a viver a dupla sacramentalidade: da Ordem e do Matrimônio. Um não elimina o outro. A vida matrimonial é, portanto, vivida em sua plenitude.
A comunidade do Senhor Bom Jesus cumprimenta todos os pais-diáconos pelos trabalhos realizados em nossa Diocese e deseja-lhes muitas bênçãos de Deus.
Ana Lúcia Luciano Felipe
Coordenadora do Portal da Paróquia
Nenhum comentário:
Postar um comentário