sábado, maio 3

Domingo 04/05/2008: Jesus sobe ao céu

Pedra da ascensão de Jesus


Evangelho: Mateus 28, 16-20 - Ascensão do Senhor




Após a crucifixão de Jesus, no primeiro dia da semana, quando Maria Madalena e a outra Maria chegam ao túmulo, encontram um anjo que lhes anuncia que Jesus não está ali, pois ressuscitou. E completa dizendo-lhes que ele precedia os discípulos na Galiléia. A seguir o próprio Jesus vem ao encontro delas e também lhes comunica que devem anunciar aos discípulos que se dirijam para a Galiléia (cf. 22 mar.). Dessa maneira, os onze discípulos (também apóstolos) voltam à Galiléia e se encontram com Jesus ressuscitado, sendo por ele enviados em missão. Isso indica que, após a crucifixão, em Jerusalém, a missão iniciada por Jesus foi retomada na Galiléia por seus discípulos, os quais são enviados a todas as nações, de modo que eles próprios façam novos discípulos entre todos os povos. Não há nenhuma eleição particular, todos são chamados ao seguimento de Jesus na adesão à vontade do Pai, que é a de que todos tenham vida. Os discípulos são enviados para batizar, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Jesus assumiu o batismo de João revelando que este batismo da conversão é do agrado de Deus e que, pela prática da justiça, que promove a vida, somos inseridos na própria vida divina, na comunhão de amor entre o Pai e o Filho. A justiça que promove a vida, na misericórdia e na compaixão, é a forma concreta do amor que une os filhos de Deus. Lucas, e apenas ele, em seu evangelho e em Atos, após a despedida de Jesus, narra a subida aos céus (primeira leitura). Em Lucas, essa despedida se dá nas proximidades de Jerusalém e não na Galiléia. Ele privilegia a comunidade de Jerusalém em seu papel centralizador nas origens da Igreja. No evangelho de João, que é posterior ao de Lucas, no mesmo dia de sua ressurreição, Jesus comunica o Espírito Santo com um sopro sobre os discípulos reunidos (cf. 11 maio). É o Espírito que levará os discípulos a conhecer toda a Verdade (segunda leitura) e reconhecer a presença de Jesus nas comunidades, conforme a promessa: "Eis que estou convosco até o fim dos tempos".


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