quinta-feira, fevereiro 5

5º Domingo do Tempo Comum
"Redescobrir nossa missão e não ter medo!”



Neste domingo, acompanhemos Jesus Cristo, o mestre da vida, em sua trajetória em Cafarnaum. Hoje, buscamos a intimidade com o Senhor e queremos que Ele toque em nossas vidas, fazendo-nos pessoas novas e capazes de assumir o batismo, na força e no testemunho do Reino.





PRIMEIRA LEITURA
(Jó 7,1-4.6-7)
Leitura do Primeiro Livro de Jó.
Jó disse: “Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como dias de um mercenário?
Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento. Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer. Meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança.
Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.


Será que alguém tem dúvida de que a nossa vida nesta terra é uma luta? Mas a vida não pode ser feita somente de decepções, de sofrimentos, de problemas. Seria frustrante demais e nem valeria a pena viver. O bom mesmo seria viver feliz, plenamente realizado, com a certeza de que a alegria não mais dará lugar à tristeza. Mas, isso só acontecerá no céu, quando o Reino de Deus se estabelecer plenamente. Enquanto isso, renovamos a fé e a esperança no Senhor que reconstrói Jerusalém, que reúne os dispersos, que conforta os corações despedaçados, que enfaixa e cura as feridas e que ampara os humildes. Onde está esse Deus? Gostaríamos de vê-lo, de vê-lo agindo para pedir o seu socorro.


SALMO RESPONSORIAL / 146 (147)
Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações
Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom; / cantai ao nosso Deus, porque é suave: / ele é digno de louvor, ele o merece! / O Senhor reconstruiu Jerusalém / e os dispersos de Israel juntou de novo.

Ele conforta os corações despedaçados, / ele enfaixa suasferidas e as cura; / fixa o número de todas as estrelas / e chama a cada uma por seu nome.
É grande e onipotente o nosso Deus, / seu saber não temmedida nem limites. / O Senhor Deus é o amparo dos humildes, / mas dobra até o chão os que são ímpios.




SEGUNDA LEITURA
(1Cor 9,16-19.22-23)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição.
Ai de mim se eu não pregar o evangelho! Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o
de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.




"Ai de mim se eu não evangelizar" - exclama Paulo. Pregar o Evangelho não é motivo de glória, é uma necessidade, é uma obrigação. Paulo é discípulo missionário, que recebeu de Jesus o encargo de servir a todos para ganhar o maior número possível. Ele tudo faz pelo Evangelho, para ter parte nele. Sabe fazer-se fraco com os fracos. Aí está a resposta de quem vai cuidar dos necessitados de Cafarnaum e de qualquer parte do mundo. Os discípulos de Jesus. Não se trata de organizar uma enorme rede de serviço social em favor dos necessitados. Segundo o Evangelho de Marcos, trata-se antes de tudo de libertar o ser humano da dominação do poder demoníaco, isto é, de tudo o que desumaniza o ser humano e o torna menos gente. "Venham comigo para serem pescadores de gente" - foi o convite de Jesus.
É evidente que Paulo pensa em uma adesão de fé em Jesus Cristo. Quando ele escreve: "Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns" a limitação de seu trabalho tem como objetivo a salvação em Cristo. Salvação de quê? Do poder demoníaco, responde Marcos, em todas as suas dimensões. Salva-se aquele que crê em Jesus Cristo e mostra a sua fé em atos concretos em favor do ser humano.



EVANGELHO (Mc 1,29-39)
Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quemele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontram, disseram: “Todos estão te procurando”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.


Jesus nos chamou para sermos pescadores de gente, para trabalharmos em favor do ser humano. E Ele dá o exemplo. Saindo da sinagoga de Cafarnaum, onde curou o possesso, encontrou a sogra de Simão de cama, com febre. Jesus a curou e ela voltou às atividades normais. Doentes e possessos eram levados a Jesus e Ele os curava. E não queria propaganda nem de sua pessoa nem do que fazia. Os demônios eram proibidos de dizer quem Ele era.
Jesus trabalhava e rezava. Levantava-se cedo e ia rezar num lugar deserto. Foi assim que Ele fez naquele dia depois de ter atendido tanta gente, depois de ter posto tanta gente de pé, depois de ter marcado presença junto de tantos infelizes. Pedro e seus companheiros estavam procurando Jesus porque havia ainda muita gente que queria vê-lo. Jesus não se detém naquele lugar. Vai adiante. Não está preocupado em ser visto e aclamado, mas continua, por onde passa, a expulsar os demônios. Jesus veio para enfrentar o poder demoníaco e mostra isso aos discípulos. Mas, e aqueles que o procuraram em Cafarnaum, quem vai cuidar deles?


Nenhum comentário: