sábado, março 28

V DO MINGO DA QUARESMA


Na liturgia do 5º Domingo Comum ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.

Na primeira leitura

Leitura do Livro de JeremiasJer 31, 31-34 Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.

A segunda leitura

Leitura da Epístola aos HebreusHebr 5, 7-9 apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projectos.

O Evangelho

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 12, 20-33 convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer. (in Dehonianos)



LEITURA I Jer 31, 31-34

«Estabelecerei uma aliança novae não mais recordarei os seus pecados

»Leitura do Livro de Jeremias

Dias virão, diz o Senhor,em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judáuma aliança nova.

Não será como a aliança que firmei com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto, aliança que eles violaram, embora Eu exercesse o meu domínio sobre eles, diz o Senhor. Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor: Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não terão já de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL

Salmo 50, 3-4.12-13.14-15

Refrão: Dai-me, Senhor, um coração puro.


Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas. Criai em mim, ó Deus, um coração puroe fazei nascer dentro de mim um espírito firme.Não queirais repelir-me da vossa presençae não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso.

Ensinarei aos pecadores os vossos caminhose os transviados hão-de voltar para Vós.


LEITURA II Hebr 5, 7-9

«Aprendeu a obediência e tornou-se causa de salvação eterna

»Leitura da Epístola aos Hebreus

Nos dias da sua vida mortal,Cristo dirigiu preces e súplicas,com grandes clamores e lágrimas,Àquele que O podia livrar da mortee foi atendido por causa da sua piedade.Apesar de ser Filho,aprendeu a obediência no sofrimentoe, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se para todos os que Lhe obedecemcausa de salvação eterna.

Palavra do Senhor.



EVANGELHO Jo 12, 20-33

«Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerus além para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Bet saida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido:

«Senhor, nós queríamos ver Jesus».

Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes:

«Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia:

«Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O»

A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam:

«Foi um Anjo que Lhe falou».

Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim».

Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

Palavra da salvação.

Nenhum comentário: