quinta-feira, maio 29

Construindo sobre a Rocha

Incutir as palavras no coraçãoA Palavra proclamada indica-nos como edificar a casa sobre a rocha: “Tende, pois grande cuidado em cumprir todos os preceitos e decretos que hoje vos proponho” (Dt 11,32). Para esse cumprimento da Palavra, temos de tê-la sempre diante de nós, como nos ensina o livro do Deuteronômio: “Incuti esta minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; amarrai-as, como sinal, em vossas mãos e colocai-as como faixas sobre vossa testa” (Dt 11,18). Os amigos do vazio faziam isso, mas sem levar ao coração. Jesus critica-os por essa pura exterioridade. Vivemos um tempo em que as coisas que brilham têm mais valor do que o alicerce profundo que sustenta a casa. Acolher Jesus é acolhê-lo no coração como a rocha sobre a qual edificamos nossa vida ouvindo sua Palavra e colocando em prática. A solidez de nossa fé levada à prática é um melhor testemunho que podemos dar ao mundo.
Jesus encerra o discurso da montanha apresentando aos discípulos o modo autêntico de viver: ouvir a Palavra e por em prática. O Livro do Deuteronômio apresenta a bênção para quem obedece os mandamentos e a maldição para quem desobedece. O mandamento é a expressão da vontade de Deus. Não basta dizer Senhor, Senhor! É preciso praticar. Mesmo se fizermos milagres, profecias e expulsarmos o demônio, e não praticamos, não entraremos no Reino dos Céus. A justificação vem da fé em Cristo.2. Ouvir a Palavra e não praticar é construir sobre a areia.. Não resistirá. O vazio que o desconhecimento da vontade de Deus provoca em nós é a escolha da maldição. Nada servirá, se não obedecemos à vontade de Deus. Os deuses do vazio invadem a sociedade. Por isso pedimos que Deus afaste de nós o que é nocivo e conceda o que é útil. 3. A grande solução está em incutir a palavra em nosso coração, cumprindo os preceitos. Os amigos do vazio tinham apreço à Palavra, mas não a levavam ao coração. Vivemos um tempo em que as coisas que brilham têm mais valor do que o alicerce profundo que sustenta a casa. Acolher Jesus é acolhê-lo no coração.
Engenheiro do Céu
Para servir a Deus é preciso ser louco, mas não bobo. Não basta ter Deus na ponta da língua, mas sim, no centro do coração. A Bíblia diz: “Colocai estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma” (Dt 11,18) . Jesus disse que não adianta até fazer milagre em seu nome e falar dele, se não puser em prática a Palavra. O que vale é fazer a vontade de Deus. E fazer essa vontade é ouvir a Palavra e por em prática. Isso é construir sobre a rocha. Do contrário, como faz o tonto, que ouve a palavra e não prática, vai ver sua casa e sua vida, irem para o beleléu.

Nenhum comentário: