sábado, maio 10

Domingo 11/052008: Jesus soprou sobre eles e disse...


PENTECOSTES

João, no seu evangelho, após a crucifixão de Jesus na véspera de um sábado, apresenta os grandes eventos do primeiro dia da semana que se segue. Pela manhã, Maria Madalena e Pedro, o discípulo que Jesus amava, com sentimentos de surpresa e fé, encontraram o túmulo vazio. Em seguida, Maria Madalena, que permanecia só e chorando, junto ao túmulo, encontra com o ressuscitado. Agora, à tarde desse mesmo dia, Jesus vem aos discípulos que estavam com as portas trancadas. Colocando-se no meio deles, por duas vezes, comunica-lhes a paz. De início, Jesus identifica-se, mostrando suas chagas: não é um fantasma, mas é o próprio Jesus que com eles convivera e foi crucificado. Foi grande a alegria dos discípulos. Em continuidade, Jesus envia os discípulos. É o envio universal em missão. Os discípulos são enviados assim como Jesus o foi pelo Pai. A missão de Jesus foi comunicar o amor do Pai ao mundo. A seguir, soprando sobre os discípulos, Jesus lhes comunica o Espírito Santo, o qual, além de ser o portador da Paz, conduzirá os discípulos na missão de divulgar ao mundo o amor vivificante de Deus. Assim como Jesus não veio ao mundo para condená-lo, não cabe à comunidade a condenação. É à palavra anunciada que cabe o julgamento. Porém, à missão cabe o anúncio da prática da justiça, a qual tira o pecado do mundo e instaura o amor.

Lucas, antes dessa narrativa discreta de João sobre o dom do Espírito Santo com um sopro de Jesus, tinha feito sua narrativa, em estilo apocalíptico, em Atos (primeira leitura). Lucas pretende associar o dom do Espírito à festa judaica de Pentecostes e apresentar Jerusalém como lugar de origem da Igreja nascente. Na segunda leitura, Paulo destaca o Espírito como fonte de todos os carismas e elo de união entre todos os povos, realizando tudo em todos.


Oremos juntos:

Pai, que o teu Espírito Santo me recrie inteiramente, de modo a banir para longe de mim todo medo e toda insegurança que me impedem de dar testemunho do teu Reino.

Nenhum comentário: