segunda-feira, janeiro 5

O SANTO DO DIA





5 de janeiro: SANTOS EMILIANA, TARSILA E JOÃO NEUMANN
No dia de hoje, três santos são lembrados pelo testemunho de fé e chamado à santidade, sendo duas mulheres e um homem. Não há algum motivo peculiar que estabeleça alguma relação entre eles além dos já citados. Tarsila e Emiliana, também chamada por Amélia, eram tias do papa Gregório Magno. O próprio sobrinho muitas vezes citava em seus comentários a decisão tomadas por elas tendo em vista uma vida consagrada.
Diz a tradição que, dias após o falecimento de Tarsila, Emiliana ouviu de sua outra irmã, Gordiana, um convite muito misterioso, que daria origem, até mesmo, à data de sua recordação pela Igreja. Assim teria dito Gordiana: “Festejei o Natal do Senhor sem você, mas venha para que possamos juntas festejar a santa Epifania”. Não sabemos ao certo a data da morte de Emiliana, mas, pela mesma tradição, teria sido no dia 5 de janeiro, véspera da Epifania. O interessante é que não se sabe a data exata da morte das irmãs. O que somente há comprovado é que ambas, por méritos justos, receberam da igreja a canonização e recordação neste dia 5.
Bem mais próximo de nosso tempo e com data exata, em 5 de janeiro de 1860, morria o bispo Dom João Nepomuceno Neumann. Nasceu em Boêmia, mas, viveu nos EUA desde 1836, mais precisamente, na Filadélfia. Era chamado pelo povo como “o nosso bispinho”, já que era muito amado e querido pelos seus fiéis. Exemplar pastor em seu ministério, na cerimônia de sua canonização, em junho de 1977, participaram cerca de 30.000 pessoas, confirmando assim todo o seu agir santo e pastoral durante sua vida.
Santos Emiliana, Tarsila e João Neumann, Rogai por nós. AMÉM!


enviado pelo seminarista: Leandro Rossetto

Nenhum comentário: