sábado, abril 4

Dinâmica: O BARCO


CD para criar clima de oração.


Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.


Nossa vida está cada vez mais cheia de tarefas e compromissos e nem sempre conseguimos dar conta de tudo, dando-nos a impressão de estamos em um mar com águas para todo lado. Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso precisamos ver o que pode estar pesando dentro desse barco e que deve ser lançado ao mar.


O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo.

Ex: Excesso de trabalho e compromissos, televisão, comodismo, preguiça, desânimo, cansaço, etc. Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, irritabilidade, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco).
Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta pra cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível).
Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa).
Está é a camisa do Cristão! E um bom atleta veste sua camisa para que seu time sempre vença. (dedicação, superação dos problemas e comodismo, desejo real de buscar alimento espiritual).
Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza de que Jesus é a nossa Salvação – abrir a camisa. Só conseguiremos esta salvação se assumirmos a proposta de Cristo, entendendo o próximo, amando-o como Jesus - olhar através da cruz para ver o rosto do próximo.
Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afunde? Temos que nos alimentar, e aqui está o único e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes – mostrar a pontinha do barco guardada - perguntar o que é? Resposta: Eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade.
Para a caminhada precisamos de remos: 2 são nossos e os outros dois remos são de Jesus que está sempre em toda nossa caminhada nos ajudando.
Finalizar agradecendo a presença de todos e entregar o cartão para que sempre se lembrem de alimentar-se com o Pão Insubstituível que é Jesus! Ler a mensagem e convidá-los para o lanche.
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: