segunda-feira, abril 20

Lembrancinhas para o dia das Mães

Fuxicos para todos os gostos!!!
porta lápis... http://dionnecriatividade.blogspot.com/



http://cantinhoalternativo.blogspot.com




Peso de Porta 2









Flor em EVA:









Porta receitinhas:





















Lembrancinhas feitas em E.V.A e com sabonetes dentro (http://fotolog.terra.com.br)























Algumas sugestões de lembrancinhas para o dia das mães.
Estes potinhos são muito utéis em qualquer ocasião.
Você pode fazer com as crianças biscoitinhos caseiros e colocar dentro, vai ficar maravilhoso!!! pois a mãe adora o que o filho faz.
Outra sugestão é colocar balinhas ou bombons, como também saquinhos para fazer chá, enfim...
Vale a criatividade!!!
Foi feito com garrafa pet, eva, fitas, tecidos, botões decorados, entre outras coisas.
BEIJÃOOOOOOOOO

Fontes:




terça-feira, abril 14




O que é a Bíblia



A palavra "Bíblia" vem do grego "biblos", que era o nome dado às folhas prensadas do papiro (três mil anos antes de Cristo os egípcios já escreviam no papiro, uma grande planta própria das margens alagadiças do rio Nilo, seu caniço comprido era aberto em tiras, as quais eram prensadas enquanto ainda estavam úmidas e assim formavam uma folha. Tais folhas eram escritas em um só lado e depois guardadas em rolos).Biblos significa "livro" e o plural em grego é "biblia". Portanto, "Bíblia" quer dizer "livros" ou "coleção de livros". Segundo o Concílio Vaticano I:
"A Bíblia é a coleção de Livros Sagrados que escritos sob a inspiração do Espírito Santo, tem a Deus como Autor."


Quem escreveu a Bíblia
Deus quis se servir de homens que Ele foi escolhendo ao longo da história da salvação para escrever aquilo que Ele queria que fosse escrito. Estes homens chamam-se escritores sagrados ou hagiógrafos. Todos os livros da Bíblia são inspirados por Deus.Os escritores sagrados foram muitos (mais de 50), às vezes com um intervalo de centenas de anos de um para o outro. Porém, em todos eles, era Deus quem os inspirava a escrever somente e exclusivamente o que Ele queria. Distinguimos na Sagrada Escritura dois autores: um primeiro e principal, autor da idéia, que é Deus e outro secundário, que põe por escrito a idéia inspirada por Deus.



Quanto tempo a Bíblia levou para ser escrita



Os primeiros escritos datam do século XII a.C. e só foram concluídos no final do século I d.C. Portanto, foram quatorze séculos o período em que foi escrita a Bíblia.
Onde foi escrita a Bíblia
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina, na Babilônia e no Egito.O Novo Testamento na Palestina, na Síria, na Ásia Menor, Grécia e Itália.
Em que línguas em que foi escrita a Bíblia
Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico, menos o Livro da Sabedoria, os dois de Macabeus e trechos de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.O Novo Testamento foi todo escrito em grego, menos o Evangelho de Mateus, que foi escrito em aramaico.





Divisão da Bíblia
A Bíblia se divide em 2 grandes partes ou dois grandes grupos de livros: os escritos antes do nascimento de Cristo e os escritos depois.
Os escritos antes, que são 46 livros, formam o Antigo Testamento, os escrito depois, 27 livros, constituem o Novo Testamento.No Antigo encontramos a promessa de salvação e a Aliança de Deus com seu povo.No Novo, a realização da promessa no Sacrifício e no Sangue de Jesus Cristo.Os livros Sagrados, tanto no Antigo como no Novo Testamento, são agrupados segundo o assunto de que tratam em:
Pentateuco = 5 primeiros livros (de Gênesis a Deuteronômio)
Livros Históricos = 16 livros (de Josué a II Macabeus)
Livros Sapienciais = 7 livros (de Jó a Eclesiástico)
Livros Proféticos = 18 livros (de Isaías a Malaquias)
Evangelho e Atos dos Apóstolos = 5 livros (de Mateus a Atos dos Apóstolos)
Cartas Apostólicas e Apocalipse = 22 livros (de Romanos a Apocalipse)
Ainda mais, cada livro está dividido em capítulos e cada capítulo em versículos. Por volta do ano 1200 d.C. o cardeal Estevão Langton dividiu os livros da Bíblia em capítulos e o Frade Santo Pagnino em 1500 d.C. aproximadamente, fez a divisão dos capítulos em versículos.
É importante perceber que a Bíblia chegou até nós da maneira que a temos graças à Igreja Católica.






Unidade da Bíblia


Apesar dos diversos livros, dos muitos escritores humanos e da distância de tempo entre eles, há na Bíblia uma maravilhosa unidade: no Antigo Testamento (AT) é anunciado o Messias, o Filho de Deus que devia vir salvar a humanidade. No Novo Testamento (NT) é narrada a história e a doutrina do Salvador e da sua Igreja nascente. Portanto a mensagem, o assunto central da Bíblia é Jesus Cristo.Como a Bíblia chegou até nósOs livros do AT, escritos pelos hebreus antes do nascimento de Jesus Cristo, foram conservados e transmitidos pelas Sinagogas Judaicas que cuidavam de reproduzi-los a mão em pergaminhos (couro de carneiro curtido e devidamente preparado para nele se escrever).


Os livros do NT nasceram nas primeiras comunidades cristãs e foram transmitidos e conservados pela Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo e encarregada de levar a Divina Palavra até o fim do mundo, conforme a história testemunha.Como ler a BíbliaO Concílio Vaticano II nos diz:
“A Igreja exorta com veemência e de modo particular a todos os fiéis cristãos... a que pela freqüente leitura das divinas Escrituras aprendam a eminente ciência de Jesus Cristo.
Portanto ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Dei Verbum 25
A Bíblia que deve ser lida pelos católicos é a da Igreja Católica com notas e explicações. Ela deve ser lida com o mesmo Espírito com que foi escrita, isto é, com humildade, confiança, amor, com retidão de intenção e piedade, abrindo a nossa alma às inspirações do Espírito Santo de Deus.Ainda mais, seguindo o conselho de St. Agostinho, devemos ler primeiro o Novo Testamento, porque, como o Santo Doutor declara, no AT está escondido o NT e no Novo se revela o Antigo.
"A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça um diálogo entre Deus e o homem. Pois com Ele falamos quando rezamos, a Ele ouvimos quando lemos os Divinos Oráculos".
Santo Ambrósio
Quem pode interpretar a Bíblia


A Bíblia é a Palavra de Deus, é Deus falando conosco, sua leitura exige muito respeito, humildade e prudência.Não há dúvida de que a interpretação e explicação das Sagradas Escrituras pertence à Igreja de Cristo, que é a Católica. Assim, o Vaticano II afirma:
“Com efeito, tudo quanto diz respeito à interpretação da Sagrada Escritura está sujeito ao juízo último da Igreja, quem tem o divino mandato e ministério de guardar e interpretar a Palavra de Deus”
Dei Verbum 12
Jesus entregou sua mensagem à Igreja e a ela compete a reta interpretação da Bíblia:
“Jesus aproximou-se dos seus apóstolos e falou: ‘Foi-me dado o poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai a todas as gentes... Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo’”. (Mateus 28, 16-20; Marcos 16, 14-16)“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quem vos ouve, a mim ouve, e quem vos rejeita, a mim é que rejeita’”. (Lucas 10, 16)
Leia também 2 Pedro 3,15-16; Mateus 12, 23-29; Atos 8, 30-35; 2 Coríntios 10, 4-5

segunda-feira, abril 13

Encontro de catequese




Iniciação Cristã I - Preparação para a Primeira Eucaristia




A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.


O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.


O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.


Assim acontece com gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que é o seu jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.


O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor.


Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.


Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.


Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.


Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: Bum! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, com que ela mesma nunca havia sonhado.


Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria a ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.


E você o que é?


Uma pipoca estourada ou um piruá?


A incredulidade de Tomé

João 20,19-31
Reflexões

È significativa a cronologia que o Evangelho de João nos oferece sobre “aquele dia, o primeiro da semana” (v. 19), o dia mais importante da história. Porque naquele dia Cristo ressuscitou. Aquele dia tinha começado com a ida de Maria de Magdala ao sepulcro “de manhã cedo, quando era ainda escuro” (Jo 20,1). No Evangelho de hoje; estamos na “tarde daquele dia ... quando as portas estavam fechadas ... por medo dos Judeus” (v. 19). A ambientação espácio-temporal, e também psicológica, é completa. Começou a nova história da humanidade, sob o signo de Cristo ressuscitado. Prescindir dele seria uma perda de valores e um risco para a própria sobrevivência humana.

As portas fechadas e o medo são superados com a presença de Jesus, o Vivente, que por bem três vezes anuncia: “A Paz esteja convosco! (v. 19.21.26), provocando a alegria intensa dos discípulos “ao verem o Senhor” (v. 20). Paz e alegria são as características mais evidentes da primeira comunidade cristã (I leitura): tomavam as refeições com alegria e simplicidade de coração e eram estimados por todo o povo (v. 46-47). Uma estima justificada, dada a solidez e a irradiação missionária daquele novo grupo que se edificava sobre quatro pilares (v. 42): o ensinamento dos apóstolos, a fracção do pão, a oração e a koinonia (união fraterna, partilha dos bens). Pedro (II leitura), pela sua parte, exorta os fiéis a serem “repletos de alegria, mesmo se ... aflitos por várias provações” (v.6). A Páscoa de Jesus leva a superar os medos do cristão e do missionário; a fé, que leva ao encontro com Cristo ressuscitado, ajuda a superar também muitas dificuldades psicológicas, tais como a angústia, os temores, a depressão...

São três os dons principais que Cristo oferece à comunidade dos crentes: o Espírito Santo, o perdão dos pecados e a missão. O fruto maior da Páscoa é certamente o dom do Espírito Santo, que Jesus sopra sobre os deus discípulos: “Recebei o Espírito Santo” (v. 22). Ele é o Espírito da criação redimida e renovada, que Jesus exala no momento da sua morte na cruz (Jo 19,30), como prelúdio do Pentecostes (Actos 2 ss).

Para João, o dom do Espírito é essencialmente ligado ao dom da paz e, por isso, ao perdão dos pecados, como disse Jesus: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados” (v. 23). A verdadeira paz tem as suas raízes na purificação dos corações, na reconciliação com Deus, com os irmãos e com a criação inteira. Esta reconciliação é obra do Espírito, porque “Ele é a remissão de todos os pecados” (ver a oração sobre as ofertas, na Missa do sábado antes do Pentecostes, e a nova fórmula da absolvição sacramental). Para o evangelista Lucas “a conversão e o perdão dos pecados” são a mensagem que os discípulos deverão pregar “a todos os povos” (Lc 24,47). É por isso mesmo que o sacramento da reconciliação é um dom pascal de Jesus, com inestimável valor: é o sacramento da alegria cristã (Bernardo Häring).

Os dons do Ressuscitado devem ser anunciados e partilhados com toda a família humana: é por isso que Jesus, naquela mesma tarde, anuncia uma missão universal, que Ele confia aos apóstolos e aos seus sucessores: “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio a vós” (v. 21). São palavras que ligam para sempre a missão da Igreja à vida da Trindade, porque o Filho é o missionário enviado pelo Pai para salvar o mundo inteiro com o amor: “Como o Pai me enviou a mim, também eu vos envio a vós”: são palavras que precisamos de per em paralelo com outras: “ Como o Pai me amou a mim, assim eu vos amei a vós” (Jo 15,9), estabelecendo uma ligação inseparável entre missão-amor e amor-missão. Com estas palavras fica definitivamente esclarecido que a Missão universal nasce da Trindade (AG 1-6) e é dom e compromisso pascal de Jesus ressuscitado.

Os três dons do Ressuscitado: o Espírito, a reconciliação e a missão, são por nós vividos na fé. Mesmo sem vermos o Senhor, somos felizes (v.29) se acreditamos nele e o amamos. Ficamos, assim, agradecidos a Tomé (v. 25), que quis meter a mão na ferida do coração de Cristo, que “cubiculum est Ecclesiae”, é a sala íntima/secreta da Igreja (S. Ambrósio). Aquele Coração é o santuário da Divina Misericórdia, título e tesouro que neste Domingo é celebrado com devoção popular crescente. A misericórdia divina é, desde sempre, a revelação mais global e consoladora do mistério cristão: “A terra está cheia de miséria humana, mas está cheiíssima da misericórdia de Deus” (S. Agostinho). Esta é a ‘boa notícia’ permanente, que a Missão leva à humanidade inteira.

sábado, abril 11

A todos os amigos que por aqui passam e aqui deixam a sua pegada desejo uma Santa e Feliz Páscoa. Que Cristo viva e reine no coração de cada um de nós! Que cada um seja testemunha da Sua Ressurreição!




sábado, abril 4

Dinâmica: O BARCO


CD para criar clima de oração.


Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.


Nossa vida está cada vez mais cheia de tarefas e compromissos e nem sempre conseguimos dar conta de tudo, dando-nos a impressão de estamos em um mar com águas para todo lado. Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso precisamos ver o que pode estar pesando dentro desse barco e que deve ser lançado ao mar.


O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo.

Ex: Excesso de trabalho e compromissos, televisão, comodismo, preguiça, desânimo, cansaço, etc. Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, irritabilidade, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco).
Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta pra cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível).
Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa).
Está é a camisa do Cristão! E um bom atleta veste sua camisa para que seu time sempre vença. (dedicação, superação dos problemas e comodismo, desejo real de buscar alimento espiritual).
Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza de que Jesus é a nossa Salvação – abrir a camisa. Só conseguiremos esta salvação se assumirmos a proposta de Cristo, entendendo o próximo, amando-o como Jesus - olhar através da cruz para ver o rosto do próximo.
Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afunde? Temos que nos alimentar, e aqui está o único e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes – mostrar a pontinha do barco guardada - perguntar o que é? Resposta: Eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade.
Para a caminhada precisamos de remos: 2 são nossos e os outros dois remos são de Jesus que está sempre em toda nossa caminhada nos ajudando.
Finalizar agradecendo a presença de todos e entregar o cartão para que sempre se lembrem de alimentar-se com o Pão Insubstituível que é Jesus! Ler a mensagem e convidá-los para o lanche.
Fiquem com Deus!

Atividade para Domingo de Ramos


clique na imagem para ampliar. Bom trabalho!

Molde de Coelho para Páscoa

Olá a todos, estou disponibilizando o molde de um coelhinho de Páscoa, quem sabe servirá para seus encontros de catequese ou para outros momentos. Bom trabalho!



Clique na imagem para ampliar! Beijinhos!

quinta-feira, abril 2

Pasta de ATIVIDADES EM FAMÍLIA

" POR QUE VOCÊ VEM AOS ENCONTROS DA CATEQUESE??"





( ) Porque quero receber o Sacramento da Eucaristia


( ) Porque meus amgos vem.


( ) Porque mamãe mandou.


( ) não sei responder.





Acreditamos que a maior parte das respostas dos CATEQUIZANDOS será "porque mamãe mandou", dessa forma, como sugestão, que tal fazer uma Pasta que seria de ATIVIDADES EM FAMÍLIA, (obs.: não é para casa, são atividades que deverão ser feitas em família). Depois destas respostas acima, incrementem mais as atividades.


Abraços fraternos.




Sugestões:


Outra sugestão éque façam um cartaz para colocar nas salas de catequese:
Amigos de Jesus
O que toda Criança amiga de Jesus deve fazer:
* Rezar todos os dias;
* Obedecer e respeitar pai e mãe;
* Respeitar os mais velhos;
* Estudar;
* Respeitar os professores, colegas e parentes;
* Ser educada, cumprimentar as pessoas dizendo Bom Dia!, Boa Tarde!, Boa Noite!, pedir licença e não falar nomes feios;
* Não mentir e falar sempre a verdade, pois ela sempre irá prevalecer.

fonte de inspiração: http://pequenogigante.blogspot.com/