terça-feira, dezembro 16

4º Domingo do Advento - 21 de dezembro de 2008


Neste domingo, podemos testemunhar a fidelidade de Deus para com os homens: graças ao sim de Maria, Deus veio habitar entre nós na pessoa de Jesus. Todos devemos estar disponíveis à ação do Espírito de Deus e abrir o coração para o mistério da encarnação. Ao cumprir sua promessa para conosco, Deus faz com que a páscoa de Jesus se manifeste em todas as pessoas e grupos que se dispõem a acolher a boa nova trazida pelo Arcanjo Gabriel.


Cor Litúrgica: Roxo

1ª Leitura: Samuel 7, 1-5. 8-12. 14. 16

Salmo: 89/88

2ª Leitura: Romanos 16, 25-27

Evangelho: Lucas 1, 26-38


Evangelho

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:

- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.

Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:

- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.

Então Maria disse para o anjo:

- Isso não é possível, pois eu sou virgem!

O anjo respondeu:

- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.

Maria respondeu:

- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!

E o anjo foi embora.


Refletindo o Evangelho

O mistério de Deus: o nascimento de Jesus é anunciado

O grande mistério de Deus, quanto aos seus desígnios para com os homens e as mulheres (segunda leitura), é manifestado no acontecimento da concepção de Jesus, seguindo-se o seu nascimento. O mistério da encarnação do Filho de Deus na condição humana revela-se na história já a partir da concepção de Jesus no ventre de Maria. Dois aspectos emergem desta revelação: 1. Deus assume a humanidade, em tudo que ela tem de digno, inserindo-a em sua própria vida divina e eterna; 2. a dignidade da humanidade não está nos tradicionais valores de poder e sucesso, mas no amor que se doa e comunica vida.

Em Maria, escolhida por Deus, encontramos a plenitude da dignidade, na humildade, na simplicidade, no serviço e no amor. O Deus de Maria é o Deus que "derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes, enche de bens os humildes e despede os ricos de mãos vazias" (Lc 1,52-53) (cf. 22 dez). Pela encarnação, que já acontece a partir da concepção de Jesus no ventre de Maria, Deus nos dá a conhecer que homem e mulher, foram criados para participarem da sua vida divina e eterna. Em Jesus, que é a expressão histórica desta realidade revelada, encontramos esta íntima união entre o humano e o divino. E o próprio Jesus é a revelação do caminho da comunhão com Deus, para a qual fomos criados.

Na primeira leitura temos um dos principais textos que fundamentam a aspiração messiânica davídica, com a exaltação do poder e do extermínio dos inimigos, que levou os discípulos a compreenderem mal a missão de Jesus.



Nenhum comentário: