quinta-feira, janeiro 31

PALAVRA DO SACERDOTE



REINO DE DEUS: A RECOMPENSA DO PAI AOS BEM-AVENTURADOS


No evangelho das bem-aventuranças, a compreensão do projeto salvífico de Deus nos coloca diante de uma reflexão sobre o Reino e sua lógica.
Mais do que “reino” de Deus se deve falar de “reinado” de Deus.
“Reinado” de Deus é a ação positiva pela qual Deus transforma a realidade, e “reino” de Deus é o que ocorre neste mundo quando é Deus quem realmente reina: uma história, uma sociedade, um povo transformado segundo a vontade de Deus.
Ação de Deus – transformação de toda sociedade;
Pessoa: para ela Deus tem exigências e planos salvíficos – que o coração de pedra se transforme em coração de carne (Ez 36,26);
Para todo o povo: que o conflito torne-se reconciliação, e assim o lobo e o cordeiro possam comer juntos (Iz 11,6); que a guerra se torne paz, e assim as espadas sejam transformadas em enxadas (Iz 2,4); não haverá ali criancinhas que vivam apenas alguns dias, nem velhos que não completem a sua idade; o menino morrerá com cem anos (Iz 65,20); que a injustiça se torne justa e a vida seja possível, e assim os que trabalham no campo comam do fruto do seu trabalho e os que constroem casas morem nelas (Iz 65,21). Em síntese, que em oposição à realidade atual apareçam “os novos céus e a nova terra” (Iz 65,17).
Então, corresponde-se ao reino de Deus não só com esperança, mas também com uma esperança popular, de todo um povo e para todo um povo.


Material de apoio indicado para a reflexão:
Jesus, o libertador – Jon Sobrino – Ed. Vozes, pag112, 113
Bíblia de Jerusalém – Paulus

Escrito por Padre Cézar

Nenhum comentário: