domingo, janeiro 20

REFLETIR A IMAGEM DO PAI



Não é fácil ficar olhando pra Jesus lavar esses pés...
Ver as mãos de Deus massageando os dedos dos homens, bem...não está certo. Os discípulos é que deveriam lavar-lhe os pés. Natanael deitaria a água. André levaria a toalha. Mas não o fizeram. Ninguém o faz. Ao invés de servir, ficam discutindo para saber quem é o maior. Quanta decepção essas palavras devem ter provocado em Jesus. “Eu sou o apostólo número um”.”Não, eu sou muito mais espiritual que você”. “Eu o amo mais que todos”. “Hei, gente, vocês estão loucos? Fui eu quem trouxe o maior número de pessoas para ouvir Jesus”.
Enquanto argumentam, a bacia fica no canto, intacta. A toalha permanece no chão. A roupa de serviço continua na parede, intocada. Todos os discípulos vêem. Eles sabem para que servem essas coisas. Mas ninguém se move. exceto Jesus. Enquanto discutem, Ele se levanta. Nada diz. Despe a capa, e tira da parede o avental de serviço. Pega a jarra, derrama água na bacia, ajoelha-se diante deles e lava-lhes os pés. Não está certo! Não basta que estas mãos sejam rasgadas pela manhã? Precisa esfregar sujeira à noite. E os discípulos... merecem ter os pés lavados?
Queremos dizer...
Olha pra João, Jesus. É o mesmo que te pediu que destruísse uma cidade. O mesmo que exigiu que censurasse um seguidor seu. Por que lhe lavas os pés?
E Tiago! Ele queria o lugar de honra. Ele e o irmão queriam um tratamento especial. Não lhe dê.Que lave os próprios pés. Que aprenda a lição!
Podes também olhar pra Felipe, disse que não havia comida suficiente. Deste-lhe uma oportunidade e ele mandou pelos ares.
E Pedro? Com certeza, são os pés que andaram sobre as águas, mas também os que afundaram.Ele não acreditou em ti... certo que confessou que eras o Cristo, mas também foi ele que te repreendeu. E depois te negará, três vezes “ Jamais vi esse Homem”.
Nenhum deles merece... Quando estavas para ser apedrejado, alguém veio em tua defesa? Alguém se ofereceu para tomar o seu lugar?Tu sabes o que eles fizeram. E mais. tu sabes o que eles estão para fazer. És capaz de ouvir seus roncos no jardim.Tu suarás sangue, eles dormirão como pedra. Fazem promessas á noite. Amanhã estarão em fuga.
Olha em torno da mesa Jesus. Dos doze, quantos ficarão na corte com Pilatos?
Não lhes laves os pés, Jesus. Manda que eles lavem os teus.
É isso que queremos te dizer. Por que? Por causa da injustiça? Porque não queremos ver nosso Rei agindo como servo? Deus, com as mãos e os joelhos no chão, os cabelos caídos em torno do rosto? Fazemos objeções porque não queremos ver Deus lavando pés?
Ou porque não queremos fazer o mesmo?
Não somos nós os discípulos deste mundo? Pessoas de duas caras, quebradores de promessas. Amigos de bom tempo. O que disseram e o que fizeram: duas coisas diferentes.
Ah! Talvez não o tenham deixado sozinho na cruz...mas, o tenham deixado sozinho com as contas...com suas perguntas...com suas dores... Ou, talvez, você simplesmente tenha sobrado no altar, ou no frio, arcando com as conseqüências.
Votos esquecidos, contratos abandonados.
E a lógica diz: cerre os pulsos!
Jesus diz: enche a bacia!
A lógica diz: esmurre o nariz dele!
Jesus diz: Lava-lhe os pés!
A lógica diz: “Ela não merece isso!”.
Jesus diz: Isso mesmo, você também não!
Resistimos como Pedro: “Não me lavarás”.
Volte para a sala. Observe Jesus enquanto vai de discípulo em discípulo. Consegue ouvir o barulho da água? Consegue vê-lo, arrastando-se pelo chão até a próxima pessoa?
João diz: “depois que lhes lavou os pés.” Observe, por que isso é importante? Porque significa que também lavou os pés do traidor. Deu atenção...o primeiro pedaço de pão...não o delatou aos amigos. É como se dissesse : “ fica comigo... eu vou morrer de qualquer jeito, mas não precisa ser por suas mãos... quero salvar você ! Dá a Judas a última chance de viver... Os pés, que daí a poucas horas conduziriam os soldados até Jesus, recebem os mesmos cuidados dos demais... A fragilidade do traidor responde com amor extremo, a qualidade do amor leal, que jamais se desmente, que se oferta, mesmo às custas da própria vida: “o que tens que fazer, faça-o já”.
Há ainda que perguntar a Pedro: “Tu me amas?” Mas não há como haver segredos pra Jesus, ele conhece a natureza humana, conhece o que há dentro do homem, de cada discípulo: fragilidade, covardia, inconstância, mas também amor ao amigo e adesão ao projeto: “tu sabes que te quero”. E confia: “Vem, e segue-me”.
Não foi fácil pra Jesus...
Não é fácil pra você... Mas Deus nunca te chamará para fazer algo que Ele já não tenha feito!
“Este é o meu filho amado em quem me comprazo...” porque reflete pelo perdão a Minha imagem e semelhança.
texto enviado por: NICE PREVIERO

Nenhum comentário: