segunda-feira, julho 21

17º Domingo do Tempo Comum 27/07/2008



Nesta semana, a partir deste Domingo, somos convidados a entrar na posse do tesouro escondido e tirar dele, diariamente, coisas novas e velhas, centrando nele o projeto de nossa vida. Assim, vemos: o rei Salomão pedir sabedoria para governar com justiça; recebemos de Paulo o ensinamento que enfatiza que Deus quer fazer de nós uma obra de arte. Através do Evangelista Mateus temos Jesus que nos ensina que o seu reino deve ser nossa principal preocupação... Nossas escolhas, quando feitas com sabedoria, sempre são a favor do reino de Deus.
O tesouro escondido
Evangelho: Mateus 13, 44-52
Nestes últimos três domingos vêm sido lidas as parábolas reunidas por Mateus no capítulo 13 de seu evangelho. Estas parábolas também estão distribuídas nos dias feriais que antecedem e seguem o domingo de hoje. Os evangelistas, em seus textos, refletem as tradições das comunidades que se sucederam ao ministério de Jesus, dando um destaque às parábolas e aos milagres de Jesus. Particularmente Mateus, que de maneira didática escreve para comunidades de discípulos oriundos do judaísmo, reúne um bloco de sete parábolas (cap. 13) e um bloco de dez milagres (cap. 8 e 9). Hoje temos a narrativa das três últimas parábolas. As duas primeiras parábolas revelam a supremacia absoluta do Reino dos Céus em relação a qualquer riqueza terrena. O discípulo que percebe esta supremacia e despoja-se de tudo e adere ao Reino.A terceira parábola tem certa semelhança com a parábola do joio e do trigo. Contudo aqui o núcleo da parábola é o julgamento escatológico, no fim dos tempos, com a separação entre os maus e os justos. Este dualismo entre maus e justos é uma herança do Primeiro Testamento, e foi descartada e superada por Jesus. Particularmente o destino final dos maus, lançados na fornalha de fogo, com ranger de dentes, é um ato cruel que destoa com a prática misericordiosa e amorosa de Jesus. Na primeira leitura é mencionada a figura controvertida de Salomão. Por um lado é exaltado no seu poder, em suas posses, em seu harém, caracterizado por sua opressão sobre o povo. Por outro lado o texto de hoje lhe atribui grande sabedoria, o que ficou marcante na tradição de Israel e judaica. Na comparação final, pode-se pensar que tenhamos uma identificação do autor do evangelho, atribuído a Mateus. Seria o autor este escriba que se tornou discípulo do Reino e reviu suas tradições, tirando delas coisas novas e velhas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Jeremias


2.27 Passarão vergonha todos aqueles que dizem a um pedaço de madeira: “Você é o meu pai”, e a uma pedra: “Você é a minha mãe”. Isso vai acontecer porque vocês me viraram as costas, em vez de virarem o rosto para o meu lado. No entanto, quando estão em dificuldades, vocês vêm me pedir que os salve.

Maria

Anônimo disse...

Linguagem de Hoje

Jeremias

2.27 Passarão vergonha todos aqueles que dizem a um pedaço de madeira: “Você é o meu pai”, e a uma pedra: “Você é a minha mãe”. Isso vai acontecer porque vocês me viraram as costas, em vez de virarem o rosto para o meu lado. No entanto, quando estão em dificuldades, vocês vêm me pedir que os salve.

2.28 Onde estão os deuses que vocês fizeram para vocês mesmos? Quando vocês estão em dificuldades, que eles os salvem, se é que podem. Judá, os seus deuses são tantos quantas as suas cidades.
2.29 Eu, o SENHOR, pergunto: — Qual é a queixa que vocês têm de mim? Vocês todos se revoltaram contra mim.
2.30 Eu os castiguei, porém isso não adiantou nada; vocês não quiseram aprender a lição. Como um leão furioso, vocês mataram os seus próprios profetas.
2.31 Todos vocês, prestem muita atenção no que estou dizendo. Povo de Israel, será que eu tenho sido para vocês como um deserto, como uma terra perigosa? Então por que é que vocês dizem que vão fazer o que quiserem e que não voltarão mais para mim?