quinta-feira, novembro 27

O Valor do Natal



Como já está terminando o ano escolar, as crianças pedem um prêmio porque entregaram os boletins escolares e se qualificaram para a próxima série. Normalmente meus filhos pedem que eu lhes compre brinquedos ou coisas que os atraem, e normalmente eu não compro, não só porque às vezes excede o preço que posso pagar, mas também porque o deixo como um desafio para os filhos de que se eles realizam isso bem, então ganharão um prêmio.
Em um destes dias de muito calor eu ia de carro com meu filho do meio quando passamos em frente a uma sorveteria, e ele me pediu que lhe comprasse um sorvete porque terminaram as aulas. Um sorvete é o presente mais barato que alguém pode dar ao filho, e não necessita que se espere o fim das aulas para dá-lo. Porém me chamou a atenção a expressão de alegria no meu filho só porque eu aceitei a proposta.
Depois de eu lhe comprar o sorvete, ele me agradeceu e disse em voz alta: "Que férias legais vou ter dessa vez !". Me surpreendi com o que um simples sorvete podia fazer. E então pensei nos valores que inculcamos em nossos filhos para este Natal.
Será que nossos filhos gostam dos detalhes do Natal, preparar o presépio, pôr os enfeites, preparar o pasto para as ovelhas, fazer juntos em família o presépio, preparar a estrela de Belém com papéis brilhantes. Ou será que vamos em uma loja, compramos o presépio e mandamos a empregada colocar em um canto da casa, ou talvez o montemos sem grande interesse.


Fiquei surpresa ontem quando, na escola onde trabalho, ao preparar o painel para o final de ano, um aluno quis me ajudar, e diga-se de passagem que é um dos mais peraltas da escola. Mas isto não vem ao caso. Ele ficou fascinado em armar a árvore de Natal, em preparar o presépio no painel. Perguntei se ele ajudava sua mãe a preparar a árvore de Natal e, simplesmente, não me deu resposta. Fiquei imaginando como seria o Natal para essa criança, será que um dia alguém lhe falou sobre Jesus, sobre o significado dessa Festa tão bonita, tão colorida e iluminada? Talvez. Mas pude perceber seus olhinhos brilharem a cada laço que colocava na árvore. Talvez esse dia seja inesquecível na vida desse garoto. Talvez ele vá lembrar o resto de sua vida e eu farei parte dessa pequena parte de sua história.
Penso que se mostramos a nossos filhos, nossos alunos, o valor do Natal através desses pequenos detalhes, valorizarmos a cena de uma reunião familiar em toda Noite Feliz, pois se o Natal só serve para aplacar os pedidos de presentes das crianças, por mais carrinhos de brinquedo sofisticados que lhes compremos, estes não servirão para passar-lhes o verdadeiro espírito natalino.
Que lhes parece se em vez de superficialidades mostrarmos aos pequenos, e porque não aos adultos que convivem conosco, que o Natal é passar esse dia com o amor familiar, é perdoar, é alegria, é ter paz interior, é esperança de que o amanhã será melhor porque existe Jesus, porque realmente a mais de 2000 anos um pequeno menino nascido de uma virgem, casada com um carpinteiro chamado José, nasceu para nos salvar, para nos dar a oportunidade de sermos bons, de fazer as coisas bem, de sermos honestos, de sermos respeitosos e obedientes com nossos pais, de sermos carinhosos e agradáveis com os demais, de entregar um sorriso às pessoas que convivem conosco.
Isso e muitas coisas mais, podemos ensinar como sendo o valor de um Natal.




Advento
O Tempo do Advento é uma época para preparar com alegria e devoção o nascimento de Jesus Cristo.






Adaptado do site http://www.portal/ da família.org
escrito e adaptado por Ana Lúcia Felipe

Nenhum comentário: