quarta-feira, novembro 26

REFLEXÃO


No ano B seguiremos o Evangelho de Marcos.
O primeiro dos evangelhos escritos e fonte provável dos outros sinópticos.
Marcos não se propõe escrever um tratado de teologia mas comunicar alegremente a Boa Notícia de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus.
O núcleo desta Boa Notícia é o reino de Deus, que deve ser acolhido com uma atitude de conversão e de fé.
A sua mensagem teológica tem três centros: a boa nova, como marco global;o reino de Deus como conteúdo do anúncio de Jesus; e o próprio Jesus, como lugar de encontro com o reino.
O ponto de convergência é único: O encontro pessoal com Jesus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento.




Não é uma chamada à angústia, é um convite à esperança, a revitalizar a fé.
Não sabemos a hora, mas sabemos que todas as horas são boas para nos abrirmosà Palavra e para comprometer a existência.
Deus tem a sua hora. Não tem pressa. Vem no seu momento. Talvez quando menos O espero e como menos O imagino. Pode ser que venha como alegria ou como dor, como luz ou como inquietude, como palavra ou como pão. Pode chegar quando trabalho ou quando descanso, quando estou só ou em companhia, quando O espero com ânsia ou quando menos O espero...


Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse.



A nossa vida é um talento confiado, uma tarefa atribuída. É comprometer-nos com o presente, com perspectiva de plenitude e eternidade, com o olhar posto em Jesus.Como espero o Senhor em cada dia? Quer ser esperado com as portas abertas, com mãos trabalhadoras, olhos limpos e abertos, ouvidos atentos e coração expectante e cheio de ternura.
O medo, a angústia, a ansiedade, a desconfiança, não são atitudes adequadas para O esperar.

Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha;


Vigiar é escutar o que o coração me diz. Escutar o latido da vida, das pessoas que estão a meu lado, dos acontecimentos de cada dia. Palpar as coisas, as situações, as pessoas que me interrogam. Confiar que na provação e na dor Deus não desapareceu. Crer que Deus me sussurra a sua presença e proximidade. Vigiar é desejar Deus, esperá-l’O, abrir os olhos a tudo o que me rodeia. Viver cada dia em plenitude.

Não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.

A tentação pode ser estar adormecidos inclusive pela nossa fé: adormecermos sobre uma vida cristã que consideramos adquirida de uma vez por todas.É necessário estar despertos. Despertos, mas a sonhar. O Advento oferece-nos uma nova oportunidade. Hoje voltamos a sonhar. Esquece o conformismo, o costume e a rotina. Sê pessoa positiva, criativa, criadora, alegre...O que é que me adormece? De que me tenho que despertar?.





Jesus amplia o grupo dos seus destinatários, dirige-Se aos seus seguidores e seguidoras de todos os tempos.
Quem escuta a mensagem de Jesus e se deixa interpelar sinceramente pela sua palavra é fácil que sinta um chamamento a despertar, uma força capaz de humanizar, libertar, dar sentido e alegria à sua vida e à dos outros.


Chega de dia, chega de noite.
Espera-se pela porta, chega pela janela.
Procuramo-l’O com alegria, chega com a sua cruz.
Estamos de guarda, chama-nos de dentro.
Seguimos pistas, mas Ele chega por novos trilhos.
Chega quando triunfamos e nos acompanha nos fracassos.
Chega quando é desejado e apresenta-Se quando não se espera.
Chega no silêncio e no áspero e abrasador vento.
Chega também na multidão e no ruído.
Chega através de todas as caras que encontramos ao longo do dia no nosso caminho.
Chega a cada instante.
Chega em cada lugar.
Ali onde estamos, ele está.
Fiel à tua palavra
já estás à nossa espera.
Ulibarri Fl.

Nenhum comentário: