domingo, agosto 10

Padre César e Neide Feltre


Ambos partiram. Embora em situações diferentes, deixaram a convivência física com Mineiros do Tietê. Duas personalidades importantes e marcantes para a cidade, que decisivamente influenciaram a vida de nossa acolhedora casa natal.Padre César é um grande amigo. Guardo admiração e gratidão pela postura serena e amiga deste que se tornou um amigo de todos. Chegou mansamente, conquistou amigos, fez-se presente sem imposições de qualquer espécie, distribuiu simpatia e bondade por onde esteve e agora já deixa saudades.Penso que não só a família católica da cidade lhe deve gratidão. Todos nós, de qualquer outra denominação religiosa, lhe devemos apreço e gratidão. Pelos dez anos em que esteve à frente da Igreja Católica, na cidade, fez-se amigo de todos, embora possa ter vivido situações ou momentos de incompreensão alheia. Particularmente, tenho-o como grande amigo. Vivemos até uma situação engraçada em certa oportunidade em que o citei em reunião pública do centro espírita, simultaneamente em momento que ele também me citou na celebração de missa, relatando encontro que tivemos durante o dia. Faço questão de homenageá-lo na simplicidade destas poucas linhas, desejando muito êxito na nova cidade, onde, aliás, estarei na sexta 22, em palestra para integrantes da Terceira Idade e até já lhe enviei convite pelos amigos de lá. Isso porque não temos que nos separar em virtude de ideologias, mas temos sim, e sempre, que nos unir nos pontos comuns, fortalecendo a fraternidade que nos dignifica a condição humana.Obrigado, Padre César, pelo que fez por Mineiros do Tietê! Deus lhe conduza os passos no caminho do amor e concórdia que tão bem o amigo sabe espalhar.
Por outro lado, a partida repentina de D. Neide traz à memória de todos nós o valor de uma mulher vitoriosa. Mãe lutadora, mulher de fibra, exemplar cidadã, D. Neide deixa exemplo de dignidade e luta. Há poucos meses comemorou 50 anos de casamento, tendo construído ao lado do marido Avelino uma família de valores morais e de lutas que muito beneficiam a cidade. Sem citar os méritos de mulher, esposa e mãe, que deixamos à intimidade familiar, há que se destacar seu intenso trabalho social na Casa da Criança e no Lar São Vicente de Paulo. Somente pode avaliar a extensão de trabalhos dessa natureza quem um dia já administrou instituições desse porte e perfil. Trabalho árduo que exige muita renúncia e sacrifícios nem sempre compreendido. Seja pela administração de pessoas ou de recursos sujeitos a intensa e necessária fiscalização, seja pelos espinhos próprios trazidos pelo comodismo humano ou pela crítica descabida de quem nada faz e apenas sabe apontar falhas. D. Neide venceu tudo isso. Sua firmeza inquebrantável, apesar dos desafios gigantescos que enfrentou, fazem-na uma mulher vitoriosa ao deixar o temporário estágio da vida física. Esta a sensação predominante: parte uma mulher vitoriosa!
Fica, porém, o exemplo de dignidade, de firmeza, de trabalho, a significar roteiro luminoso para os que ainda ficamos nos desafios intermináveis do aprendizado. Penso que todos também podemos dizer com o coração: Obrigado D. Neide! A vida é uma sucessão interminável de fatos, ocorrências e aprendizados que nem sempre compreendemos de imediato. Mas Deus tem suas razões, que são sábias, e sempre nos conduz para o melhor! Padre César tem um novo trabalho a iniciar em Tabatinga e está amparado pela própria lucidez e pela Bondade de Deus que nunca nos abandona. D. Neide igualmente inicia novo estágio em outra esfera, sem esquecer ou abandonar seus amores, muito amparada pelos que a antecederam e pelos méritos próprios que construiu.
Assim é a vida. Dinâmica, pulsante, contínua, sem fim, sempre nos conduzindo para crescentes estágios de aprendizado.

Orson Peter Carrara


Fonte: Jornal IndependenteMatéria da edição nº 629 do dia 02/08/2008

Nenhum comentário: