domingo, agosto 24

QUAL A MENSAGEM DE MATEUS ?


Neste ano de 2008 a liturgia nos traz nos domingos do tempo comum o Evangelho de Mateus que nos apresenta Jesus como aquele que veio cumprir toda a Escritura, como o novo Moisés, cumpridor de toda Lei, ápice de toda caminhada do povo de Deus, Mas, mais que isso, quer mostrar que as comunidades são continuadoras desta história, iniciada com Abraão. Enfim, quer nos mostrar: quem somos nós hoje, e qual é nossa missão dentro do projeto de Deus?

Tem no Evangelho de Mateus um texto, uma parábola, em que ele faz uma síntese de todos os ensinamentos de Jesus. Faz parte do quinto discurso, com o qual termina a formação do cristão:

Ø chegou o momento final da história e Jesus aparece com todo esplendor, acompanhado de anjos, senta-se em seu trono como um rei, e todos os povos se reúnem.Então Ele começa a separar o povo, uns à direita, outros a sua esquerda. Ninguém sabe por que é posto de um lado ou de outro. Todos estão surpresos. E Jesus começa a falar aos da direita: “Vinde benditos de meu Pai... pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes me ver”. E as pessoas situadas à direita ficam mais surpresas do que antes, porque nunca em sua vida tinham visto Jesus, quase ninguém sabe QUEM ELE É, crêem que Ele está equivocado e dizem: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentamos, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos forasteiro e te recolhemos ou nu e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te ver? E Jesus lhes responde:... cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. Já podemos imaginar, sem continuar a ler o texto, o destino dos que estão à esquerda...

Ø Eis aí a nossa missão. Está nesta síntese de todo ensinamento de Jesus. Quem se recorda dela sabe todo o Evangelho. Mas, o mais importante é cumpri-la!


enviado por Nice Previero

Nenhum comentário: