domingo, junho 1

Celebração dos Votos Perpétuos de Irmã Rosa Ramalho





Simplismente... emocionante!
Presidida por Dom Paulo Sérgio, Bispo Diocesano
Concelebrada por Pe. Cézar e o Diácono Wilson

QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS VOTOS PERPÉTUOS
Embora vivamos numa época de rápidas transformações, em que o que era importante para a sociedade ontem, hoje deixa de ser, ainda assim quem tem Fé e vive sua religião, vê o valor dos Votos Perpétuos na Vida Religiosa Consagrada. Mas, de quais Votos estou falando? Em que consiste serem perpétuos? Tratam-se dos Votos de Celibato Consagrado, Obediência e Pobreza. São chamados perpétuos porque a partir do momento que as Irmãs Religiosas os pronunciam, diante da comunidade da Igreja, obtém direitos e deveres plenos na Congregação a que pertencem e, acima de tudo, podem sentir-se mais seguras e maduras para sustentar o seu sim definitivo e sempre renovado ao único Senhor da minha vida. Podemos aponta inúmeras pelo motivações que podem impulsioná-las a tomarem tal decisão. Uma delas seria o reconhecimento e a aceitação da sua fragilidade, de tudo o que lhes fazem serem humanas. Isso pode vir a dar a certeza de que o Senhor elege os pequenos e fracos. Tal consciência pode levá-las a experimentar mais fortemente o Amor de Deus , e a buscar responder a Ele também com amor. Compreenderão que pelo estudo das Sagradas Escrituras este amor de Deus é um amor eterno, como diz em Oséias 2, 21: "Eu te desposarei a mim para sempre, eu te desposarei a mim na justiça e no direito, no amor e na ternura". A certeza de ser amada as convida a ser fiel a esta aliança, com alegria e liberdade.
Outra motivação, seria o amadurecendo o sentido de pertencer a uma família e inspirada pelas palavras do dos Sacerdotes e Catequista sque as orientam. O próprio tempo vai fazendo crescer, de modo a notarem que os problemas e as dificuldades não são empecilhos intransponíveis para ser feliz na vocação que abraçaram. Nosso Deus é maior do que nossos problemas.
Finalmente, como terceira motivação, acredito que tenham a graça e a alegria de confirmar sua vocação religiosa a partir de duas grandes experiências: no contato direto com os mais pobres, em missões e trabalhos pastorais e na oração pessoal, especificamente, em retiros orientado por pelas Irmãs contemplativas. Poderão constatar que a "fidelidade de Deus é que assegura a nossa fidelidade". Esta certeza bíblica de que Deus faz uma aliança eterna com elas e que sempre acolhe a sua volta quando caímos no caminho, arranca -lhes o medo e a constante insegurança em relação ao futuro.
Em suma, pronunciar os Votos Perpétuos significa o percurso de um caminho formativo que passa pelo auto-conhecimento e pela auto-aceitação, pela busca de realizar a Vontade Daquele que me chama a renunciar a si mesmo, pegar a cruz e segui-Lo e, pela missão de partilhar a alegria de viver a intimidade com Deus no serviço dos irmãos.

Nenhum comentário: