domingo, junho 1

Quem é Tiago Alberione?



Tiago Alberione: UM PEQUENO-GRANDE HOMEM

Pequeno na estatura física. Grande nos ideais, na visão de futuro, na dinâmica de colocar em movimento a graça que Deus despertava em seu coração, quando amadureciam as suas idéias diante de Jesus Eucarístico e perguntava o que fazer pelas pessoas do novo século, que então surgia – o século XX. E a resposta veio! Evangelizar com os meios de comunicação social. Estes desabrocham com força e vigor como meios de comunicação de massa, no início de 1900.
O GRANDE- pequeno homem Alberione percebeu, escutou, estudou e colocou-se à disposição do Senhor. E agiu: fundou uma família de congregações religiosas que se dedicam a proclamar a Palavra de Deus (evangelização) através da comunicação. Entre elas, as Irmãs Paulinas.
Tiago Alberione: o pequeno-grande homem foi pequeno: na fragilidade física, nos limites econômicos para atividades tão exigentes no mundo da comunicação… Foi GRANDE nas mãos de Deus, na docilidade aos planos do Espírito, para abrir novos caminhos de comunicação na Igreja, no mundo. Foi GRANDE porque percebeu o sentido da história: as novas aspirações do homem moderno e a importância da comunicação para alimentar a dimensão espiritual existente no ser humano, e o agir conseqüente numa sociedade que se transformava progressivamente. Fato este nem sempre percebido e compreendido pela própria Igreja, no inicio do século.
Alberione foi GRANDE na ousadia, despertada pelo Espírito; corajoso em atuá-la, e dentro da visão de futuro dos meios de comunicação social. Ele foi GRANDE em colocar a comunicação a serviço da Palavra de Deus, no contexto sócio-cultural do seu tempo. Foi Grande por que ensinou a fazer isto aos seus seguidores, que continuam a sua obra em mais de 100 nações do planeta.
Texto - Irmã Joana T. Puntel, fsp

Nenhum comentário: