domingo, junho 15

Igreja vence individualismo educando na solidariedade.


Explica o Papa no santuário


A Igreja deve vencer o individualismo educando na solidariedade, explicou Bento XVI ao começar sua 10ª peregrinação apostólica à Itália.
Ele formulou sua proposta na homilia da missa que presidiu na tarde de ontem no santuário dedicado a Maria «de finibus terrae», de Santa Maria de Leuca, no ponto mais oriental da Itália, na região de Apúlia.
A primeira saudação de Bento XVI foi dirigida aos doentes, que o esperavam nas primeiras filas. Mais de 20 mil fiéis lotaram a esplanada do santuário, acariciada pelo sol, para acompanhar a celebração eucarística.
A homilia nesse lugar, de onde se pode contemplar o mar Adriático e Jônico, permitiu ao Santo Padre explicar o papel social que a Igreja desempenha.
«Em um contexto que tende a incentivar cada vez mais o individualismo, o primeiro serviço da Igreja consiste em educar no senso social, na atenção ao próximo, na solidariedade e na capacidade de compartilhar», disse.
«A Igreja, dotada pelo seu Senhor de uma carga espiritual que se renova continuamente, é capaz de exercer uma influência positiva também no âmbito social, pois promove uma humanidade renovada e relações humanas construtivas, no respeito e no serviço, em primeiro lugar, aos últimos e mais fracos.»
As comunidades eclesiais, assegurou, são «lugares onde as jovens gerações podem aprender a esperança, não como utopia, mas como confiança tenaz na força do bem».
«O bem vence e, se às vezes pode parecer derrotado pela prepotência e a picardia, na realidade continua atuando em silêncio e discrição, oferecendo frutos a longo prazo.»
«Esta é a renovação social cristã, baseada na transformação das consciências, na formação moral, na oração; sim, pois a oração dá força para crer e lutar pelo bem, inclusive quando humanamente se sente a tentação do desânimo e da renúncia.»
Ao mesmo tempo, o bispo de Roma esclareceu que «a comunidade cristã não pode e não quer jamais substituir as legítimas e devidas competências das instituições; pelo contrário, estimula-as e as apóia em suas tarefas e sempre busca colaborar com elas a favor do bem de todos, começando pelas situações de maior dificuldade ou necessidade».
Após celebrar a eucaristia, o Papa viajou a Brindisi, também em Apúlia, para continuar com sua peregrinação apostólica, concluída na tarde de hoje.

Nenhum comentário: