sábado, março 1

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida”


DOMINGO 02/03/08 – – Cor Litúrgica: roxo1ª Leitura: I Samuel 16. 1.b. 6 – 7. 10 - 13aSl: 22/232ª Leitura: Efésios 5, 8 - 14Ev. João 1, 1 – 41

O prólogo do Evangelho, segundo, João afirma que “a vida era a luz dos homens. Essa luz brilha ns trevas, e as trevas não conedguira apagá-la” (1, 4-50). O capítulo 9 de João, desenvolve esse tema. Além disso, esse capítulo é um aprofundamento daquilo que Jesus afirmou em 8,12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida”.A experiência do cego acontece em Jerusalém (conforme 10,22). A luz do mundo ( que é Jesus) entra em conflito com as trevas (as lideranças político-religiosas). O capítulo 9 revela, ainda, a dura situação em que vivia a comunidade do Discípulo Amado na época em que foi escrito o evangelho de João. De fato, o cego curado é expulso do convívio social (9,34). Esse fato recorda a decisão que a lideranças político-religiosas tomaram após a destruição de Jerusalém no ano 70: quem reconhecesse Jesus como o Messias deveria ser banido e perseguido.



Devemos nos permitir ser movidos pela fé. Mas uma fé autêntica que, como tocha de luz, nos guie no caminho da adesão a Jesus. Uma fé que nos fortaleça e nos encoraje a testemunhar as maravilhas que Jesus tem realizado em nossas vidas. Uma fé que não nos permita acovardar-se diante dos riscos oriundos de nosso testemunho diante daqueles que não fazem pcção pela vida. Aderindo e testemunhando a Jesus, estaremos, pois, escolhendo a vida.

por Prof. Diácono Miguel A. Teodoro
Fonte: http://www.teologiafeevida.com.br

Nenhum comentário: