segunda-feira, março 10

O Bicho






Vi ontem um bicho


Na imundície do pátio


Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,


Não examinava nem cheirava:


Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,


Não era um gato,


Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.

(Manoel Bandeira)




REFLEXÃO

A defesa da vida proposta pela Campanha da Fraternidade de 2008 não se limita somente ao ABORTO. Este ato é o primordial, porém, não o único. Ao falar sobre VIDA, é necessário antes estabelecer uma condição para o viver: a DIGNIDADE.
O dom da vida é nos dado por Deus, entretanto, a dignidade da e pela vida é dada por nós e a nós homens. Por isso é necessária uma reflexão sobre os diversos perigos de morte existentes. Ferir a dignidade do homem é uma ameaça à vida.
Na história já presenciamos tantas pessoas que nos apontam essa realidade cruel, tantos autores e críticos relatam e discutem esse tema. Sendo assim, não é somente a Igreja que nos leva a observar para esse problema da sociedade moderna e contemporânea.
Manoel Bandeira, indiretamente contribui muito para essa conscientização sobre o “OLHAR PARA O PRÓXIMO” em seu poema: “o Bicho” ao relatar abertamente uma situação caótica da sociedade brasileira: o descaso e conformação com a desigualdade e dignidade da vida.
Não é necessário ser católico ou cristão para defender a vida, basta ser humanitariamente humano para se compreender o valor e importância do existir, em sua dignidade e igualdade.
Procure saber o que é ser humanitário, descubra o significado desta palavra e pergunte a você mesmo: estou sendo HUMANO?
enviado pelo seminarista Leandro Rossetto

Nenhum comentário: