sábado, março 22

Sábado Santo: Vigília Pascal


Neste Sábado Santo somos convidados a celebrar, em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo, a Páscoa de Jesus. Na liturgia da Vigília Pascal nos tornamos testemunhas da Ressurreição de Jesus.

Sábado Santo 22/03/2008 - Cor Litúrgica: Branca

Bênção do Fogo e Proclamação da Páscoa.

Liturgia da Palavra:

1ª Leitura: Gênesis 1,1.26-31 (breve)

Salmo: 104/103

2ª Leitura: Gênesis 22,1-2.9-13.15-18 (breve)

Salmo: 16/15

3ª Leitura: Êxodo 14,15-31.15,1Salmo: Ex 15

4ª Leitura: Isaías 54,5-14

Salmo: 30/29

5ª Leitura: Isaías 55, 1-11

Salmo: Is 12

6ª Leitura: Baruc 3,9-15. 32-38; 4,1-4

Salmo: 19/18

7ª Leitura: Ezequiel 36,16-2

8Salmo: 42/41

8ª Leitura: Romanos 6,3-11

Salmo: 118/117

Evangelho: Mateus 28,1-10

Liturgia Batismal: Bênção da água e Renovação das promessas do batismo

Liturgia Eucarística.


Sentido da Vigília Pascal.

A celebração da Vigília Pascal é o centro da Semana Santa. Toda a Quaresma e os dias santos preparam-nos para o momento culminante: o da ressurreição. Cristo, vencedor da morte, faz-se presente em meio à comunidade e comunica-nos sua vida nova de ressuscitado e, assim, ressuscitamos com ele.

A Vigília Pascal é a noite principal da comunidade cristã. Com o novo fogo, luz que ilumina todo o ser humano, cantamos a proclamação da Páscoa dando firmeza à nossa esperança. Na Vigília Pascal, celebramos a totalidade do mistério de Cristo. Celebramos a morte e a vida.

Os ritos do fogo, da luz e da água nos introduzem no significado que para a vida dos cristãos a ressurreição de Jesus. O fogo novo invade a terra para que se purifique e renasça a nova criação; na água batismal, todos renascemos para o Senhor; a luz ilumina nossas trevas e nos permite ver os caminhos que ele traçou para nós.

Na Liturgia da Palavra, fazemos memória de algumas noites de libertação e vida nova: a noite da criação, a noite do Mar Vermelho, a noite da Ressurreição de Cristo.

Na Liturgia Batismal, renovamos nosso batismo, voltamos a nascer, A Vigília Pascal é noite de profissão de fé e de compromisso. Na Liturgia Eucarística, comemos e bebemos com o ressuscitado e antecipamos a reconciliação com Deus, sonhando com a fraternidade universal. Antes de tudo, o mistério pascal de Cristo nos convida a tornar realidade a vida nova que Jesus nos propôs com a própria vida, para que todos os homens e mulheres passem da escravidão à liberdade, do temor à segurança, das trevas à luz, com a segurança de que aquele que definitivamente venceu a morte nos acompanha no trabalho de tornar, a cada dia, o mundo mais humano e melhor.

Morte e vida com Jesus Cristo.Jesus foi morto por um sistema social injusto, pecaminoso e mortal. Mas Deus o ressuscitou para sempre, condenando assim o sistema que matou Jesus. Pela fé e o batismo, o cristão participa da morte e ressurreição de Jesus. Em outras palavras, cristão é aquele que passa por uma transformação radical: rompe com o sistema pecaminoso, gerador de injustiça e morte, e ressuscita para viver vida nova, a fim de construir uma sociedade nova, que promova a justiça e a vida em todos os seus sentidos, como nos propõe a CF 2008.

Jesus está vivo.

A manhã desse primeiro dia da semana marca uma transformação radical na compreensão a respeito do homem e da vida. O projeto vivido por Jesus não é caminho para a morte, mas caminho aprovado por Deus, que, através da morte, leva para a vida. Doravante, o encontro com Jesus se realiza no momento em que os homens se dispõem a anunciar o coração da fé cristã, Jesus morreu e ressuscitou, e a continuar em todos os tempos e lugares a atividade que Jesus desenvolveu na Galiléia. Só essa fé ativa transformará o medo da morte na alegria da vida.


FELIZ PÁSCOA!


por Prof. Diácono Miguel A. Teodoro - colaboração - Pe. Cézar

Nenhum comentário: