domingo, março 30

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS: A MISSA DA UNIDADE DIOCESANA


Representantes das 4 Regiões Episcopais, entre eles 102 presbíteros e 21 diáconos, lotaram a Catedral na ocasião em que “o Bispo concelebra com o seu presbitério e que deve ser tida como um sinal de comunhão dos presbíteros com seu Bispo”


Contextualizando o sentido da Missa dos Santos Óleos, Dom Paulo Sérgio Machado iniciou a celebração, na noite da Terça-Feira Santa, dizendo que “esta solene liturgia mostra a beleza da comunhão, pois é a Missa da Unidade: Como é bom e alegre estar com os irmãos!”
Representantes das 4 Regiões Episcopais, entre eles 102 presbíteros e 21 diáconos, lotaram a Catedral na ocasião em que “o Bispo concelebra com o seu presbitério e que deve ser tida como um sinal de comunhão dos presbíteros com seu Bispo”.
Em sua homilia, voltado ao seu presbitério, Dom Paulo enfatizou a carta que recebera como conclusão do Encontro Nacional de Presbíteros, acontecido em fevereiro p.p., que dizia do compromisso do padre com o Bispo de “construir uma Igreja solidária, uma Igreja aberta a todos, uma Igreja ministerial”. Disse também que “Padre significa Pai e que tem filhos inumeráveis, incontáveis e a eles o padre deve servir, ajudar, acompanhar e amar. (...) Hoje nós falamos da Igreja Povo de Deus e é em razão desta Igreja que existem Bispos, Padres e Diáconos”. Ao concluir, ressaltou a importância dos Santos Óleos que são sinal de consagração diante dos diversos sacramentos.
Durante a celebração, aconteceu também, a renovação das promessas sacerdotais. Pe. Carlos Alberto Giacone, animador da celebração, pediu aos colegas presbíteros que, naquele momento, lembrassem do dia de sua ordenação. Em seguida, houve o rito de Bênção dos Santos Óleos e Consagração do Crisma que já estão sendo usados em todas nossas comunidades até a próxima Semana Santa.
Ao final, após manifestar mais uma vez sua alegria em estar reunido com ‘a diocese’, e apresentando os reitores dos 4 seminários, Dom Paulo, como sinal de carinho e amor aos padres que são a figura do Cristo, entregou-lhes o Catálogo Diocesano de Endereços 2008 juntamente com uma carta e lhes pediu que estendessem a mão para a benção de envio a toda assembléia.

Juliano Alécio
Seminarista

Nenhum comentário: