domingo, setembro 21

DIA INTERNACIONAL DA PAZ




No domingo, 21 de Setembro, celebra-se em simultâneo o «Dia Internacional da Paz», instituído pelas Nações Unidas (ONU), e o «Dia Internacional de Oração pela Paz», convocação feita pelo «Conselho Mundial das Igrejas» (WCC, na sigla em inglês).
No primeiro caso, a Assembleia-geral da ONU consagrou que este dia especial seja «observado como um dia mundial de cessar-fogo e de não-violência, durante o qual todas as nações e todos os povos sejam convidados a cessar as hostilidades».
A iniciativa do WCC para o 21 de Setembro deseja oferecer às Igrejas de todo o mundo a oportunidade de «rezar e agir juntas para construir a paz duradoura nos corações dos povos, famílias, comunidades e sociedades».

O Conselho Mundial de Igrejas convida todas as comunidades cristãs do mundo a orar pela paz no Dia Internacional da Paz das Nações Unidas – 21 de setembro. As comunidades podem promover vigílias e outros atos religiosos pela paz.
Para cristãos e cristãs do Brasil, propomos a oração da CF – 2005 ecumênica:

"Ó Senhor, Deus da vida, que cuidas de toda criação, dá-nos a paz!
Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito.
Que a nossa força não seja a violência, mas o amor.
Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha.
Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça.
Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão.
Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e da paz.
Por Jesus Cristo teu Filho divino, nosso irmão, que, feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos o teu perdão.
Amém!"

Nenhum comentário: