domingo, setembro 28

Tradução da Bíblia - São Jerônimo


São Jerônimo, dia 30 de setembro, autor no Século IV da tradução latina da Bíblia, e grande estudioso e apaixonado pela Sagrada escritura.

O Mês da Bíblia nos ajudou a nos familiarizarmos mais com o texto sagrado, não só pela leitura que deles se faz na liturgia, mas em nossas leituras e meditações pessoais ou nos círculos Bíblicos e grupos de reflexão que hoje fazem crescer tanto a Igreja, alimentada com a Palavra de Deus. E seria muito importante nos lembrarmos de que o Espírito não só inspirou os autores sagrados para que escrevessem os livros, mas continua de algum modo misterioso a inspirar a Igreja e os fiéis, quando lemos esses livros. Por isso mesmo, não se lê a Sagrada Escritura apenas por uma curiosidade científica ou para deleite estético. É um falar com Deus. Lembramo-nos de que assim se estabelece colóquio entre Deus e o homem, uma vez que " A Ele falamos quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos" (Santo Ambrósio , apud DV 25/196).
Ouvir a Palavra de Deus é deixar-se questionar por ela numa atitude de escuta amorosa do que Deus nos quer dizer, assim como fez Maria de Betânia aos pés de Jesus, apesar das reclamações de sua irmã Marta. Jesus advertiu de que é melhor ouvir a Palavra de Deus do que mergulhar em tarefas, ainda que legítimas. “Maria escolheu a melhor parte e lhe não será tirada”. Como seria bom se tomássemos consciência da importância da Palavra de Deus em nossa vida, revelada na Sagrada Escritura. Não basta ter uma Bíblia, até luxuosa, em nossa casa. É necessário lê-la e meditá-la com atenção, pois é sempre Cristo quem fala, é Cristo quem clama e é Cristo quem ensina e cura. Eis o tempo favorável para isso.

A Igreja, chamando-nos a meditar a Palavra de Deus durante todo este mês, quis nos dizer que devemos tratar com toda a reverência a Sagrada Escritura e colocá-la no coração, e não somente sobre uma estante. Pautemos a nossa vida no caminho da Sagrada Escritura, pois como diz São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. E “Cristo é Caminho, a Verdade e Vida” (Jo 14,6) que devemos seguir para termos “vida em abundância” (Jo 10,10).

Nenhum comentário: