quarta-feira, fevereiro 20

Domingo 24/02/2008: Jesus sacia a sede da humanidade


Neste 3º Domingo da Quaresma, somos convidados a não fechar o coração, mas ouvir a voz do Senhor, que nos fala por meio de sua palavra e se oferece como água viva para nossa existência. A água é presença marcante na liturgia quaresmal. Junto com a samaritana, devemos nos aproximar do poço, fonte de água viva, onde Jesus se faz presente. Esta liturgia nos apresenta a bondade infinita de Deus, que se preocupa com seus filhos, e nos mostra também que Jesus é água viva, puro dom, pura graça de Deus.

Na experiência do deserto, o povo de Deus vive a presença do Senhor que marcha à sua frente. Fatigados pela sede, mas firme na fé, eles presenciam a ação de Deus, em favor dos que lhes são fiéis. Da rocha o Senhor faz brotar a água para lhes saciar a terrível sede. A fatigante luta pela sobrevivência no deserto fazia com que muitos buscassem colocar o Senhor à prova. No desespero desafiavam a Deus para a solução de seus problemas. Mesmo desafiado o Senhor, que é rico em misericórdia, os atende.

A água que brota da rocha no deserto para dar novamente a vida ao povo do Antigo Testamento, abre-nos o caminho para a eternidade como povo que somos e pertencemos ao Novo Testamento, através da fonte de água viva que é Jesus que nos torna seus irmãos e nos justifica com a adoção filial divina através do Batismo. Como podemos merecer uma graça tão grande? Essa gratuidade de Deus para conosco nos torna confiantes de que jamais seremos privados da vida da graça, pelo Espírito Santo que nos foi dado. Por isso, devemos nos aproximar de Jesus, dom do Pai e fonte de água viva que jorra para a vida eterna.


Essa fonte de água viva sacia a sede da humanidade.


Nenhum comentário: