quinta-feira, fevereiro 7

ESCOLHER A VIDA



Nesta quarta-feira de cinzas começou mais uma Campanha da Fraternidade, neste ano de 2008 com o tema “Fraternidade e Defesa da vida”, e o lema “Escolhe, pois, a vida”, citando o livro do Deuteronômio (30, 10), mostrando o querer a VIDA por Deus e com Deus. Aliás, desde 1964, a partir da primeira Campanha, a grande preocupação tem sido com a VIDA.
Esta nova Campanha está em sintonia com o Documento de Aparecida, que nos convida a defender a vida humana e a vida do planeta como dons de Deus e corresponsabilidade nossa. Devemos ter um encantamento pela vida. Ela se manifesta de diversas formas e estamos diante de uma encruzilhada: VIDA ou MORTE
A globalização econômica desumaniza a vida e vai contra o plano de Deus, que quer VIDA em abundância (Jo 10, 10). É uma Campanha que precisa mexer com as raízes dos atentados contra a vida. Estão diante de nossos olhos a felicidade ou a desgraça. A escolha é nossa. Nas novas tecnologias estão as grandes possibilidades de vida. As pessoas estão até vivendo mais.
O que mata a vida é o sistema capitalista que coloca o lucro acima de tudo. É a tecnologia em busca de aumentar riqueza e bem estar de quem pode pagar. Ela não é usada para benefício dos mais sofridos, para melhorar sua qualidade de vida. Assim a vida humana e a vida do planeta ficam em situação de risco. Falta uma política de defesa e de sustentabilidade da vida.
Um exemplo evidente é a devastação das matas e o avanço da desertificação. O aquecimento global é sintoma claro de esfacelamento da vida sobre a terra. Para os entendidos, se tudo continuar como está, de 2020 a 2030, a terra perderá sua capacidade de refazer-se. Podemos dizer também dos investimentos em construção de armas de destruição em massa. Do lado psicológico, muitos sonhos e utopias têm sido destruídos.
A grande tendência do momento é a evidência do materialismo individualista, provocando vazio no sentido da vida. A conseqüência é o aparecimento de uma espiritualidade individualista e fundamentalista para preencher os vazios. Isto não é capaz de responder aos desafios da vida humana e do planeta.
É importante investir na espiritualidade, mas que seja inspirada na Palavra de Deus. Só assim a humanidade será capaz de escolher o caminho da vida. É seguir os passos do bom samaritano, sendo solidários com os que mais sofrem, transformando a realidade que obscurece a riqueza da vida.
A vida é dom de Deus e corresponsabilidade nossa. Ela deve ser olhada como um todo, que nos encanta e fascina e que está acima de todos os critérios manifestações individualistas e egoístas.
enviado por Nice Previero


Nenhum comentário: