sábado, fevereiro 16

VOLTA ÀS AULAS







Dê as boas-vindas aos alunos com alegria e organização.
Uma recepção bem planejada rende frutos o ano inteiro

Fim das férias, novos colegas, sala de aula diferente e professora desconhecida. Dá para imaginar as expectativas e inseguranças das crianças no primeiro dia de aula? Tanto para as que vão sentar-se nas carteiras pela primeira vez, quanto para as "veteranas", o início das aulas significa, ao mesmo tempo, excitação e medo. Por isso, é estratégico para a escola conquistar seus alunos nesse dia. Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluem professores, pais e funcionários, é o pontapé inicial para um ano letivo produtivo. o fundamental é que a escola se mostre feliz em receber os alunos e, já nas primeiras horas de contato, procure estabelecer com eles um diálogo franco e aberto.


Com a palavra, o aluno
Apesar dos temores normais, entusiasmo e disposição não faltam aos alunos no primeiro dia de aula. Esse é o momento ideal para promover uma aproximação entre eles e seus professores, que devem aproveitar para descobrir quais são as expectativas da turma em relação à escola. Convide seus alunos para um bate-papo e pergunte o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que dêem sugestões para o dia-a-dia.

O professor também deve deixar claro o que espera dos alunos e quais são seus planos para o ano letivo que está começando.

O primeiro dia de aula pode ser encarado como uma reunião de amigos, onde todos se confraternizam. Receber as crianças com afeto contribui para melhorar a disciplina de alunos antigos e deixar os novos mais à vontade. O primeiro dia é a data mais adequada para reforçar vínculos afetivos entre alunos e escola. Incluir os pais nessa grande festa também é importante. Sua presença e participação tranqüiliza os alunos.

Pais, alunos, professores e funcionários. Em que outro dia do ano, senão o do início das aulas, é tão fácil e divertido reunir todos eles? Não desperdice essa chance e aproveite para organizar bem a volta às aulas da sua escola.

Como sugestão, aproveite o tema da Campanha da Fraternidade 2008, e trabalhe com seus alunos conceitos essenciais para serem devidamente assimilados, entre os quais a qualidade da existência e a solidariedade comunitária não são apenas meras formas de vida.
Reflita e debata em sala de aula a partir de várias obras cinema´tográficas. Confira alguns vídeos:
1. Osama

2. Clean

3. Filhos de Francisco

4.Patch Adams: o amor é contagioso

5. O fim e o princípio

6. Elsa & Fred

7. Tsotsi

Leia a resenha na Revista FAMÍLIA CRISTÃ, fevereiro 2008, pg 60


ou ainda, traga o teatro em sala: A ENERGIA DA VIDA
PG 62




por: Ana Lucia Luciano Felipe

Nenhum comentário: